São Valentim


"São Valentim terá sido um mártir romano que se tornou o patrono dos apaixonados. 
São Valentim que era bispo, em meados do séc. III d.C., terá recusado abdicar da fé cristã que professava. O Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, terá violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 286 d.C.  
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. 
No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia.
Na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo.

 São Valentim, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos enamorados.
O mártir Valentim, se tornou santo porque morreu pelo testemunho de seu sacerdócio. A Igreja considera-o padroeiro dos namorados por ter defendido com a sua vida o Sacramento do Casamento."

A troca de presentes e mimos entre namorados é a forma como se celebra o dia de São Valentim atualmente.  


As Barbaridades não deixaram passar esse dia em branco e aqui ficam algumas ideias :-)














Como tema para realizar estes trabalhos inspirei-me nas cores branco e vermelho, no coração de Viana e no lenço do namorados.








Cultivem o vosso AMOR








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novas Guirlandas!

Guirlandas para o Natal

Dia Mundial da Luta contra o Cancro.